Com a chegada do verão e a proximidade das festas de fim de ano, a venda de cerveja costuma disparar em todo o País. No entanto, neste ano a produção da bebida está comprometida devido à falta de vidro e alumínio para a embalagem do produto.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a Heineken tem tido dificuldade de abastecer algumas regiões do País com a sua mercadoria. A empresa afirma que o problema é pontual e causado pela falta de vidro e alumínio.

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A Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro) considera que o problema é decorrente da mudança de hábito de consumo de brasileiros, que durante a pandemia passaram a comprar embalagens descartáveis também para consumir em casa. A expectativa dele é que a situação se resolva até o fim do primeiro trimestre de 2021.

Entidades do setor cervejeiro reconhecem que há uma falta pontual de garrafas e que buscam maneiras para a solucionar o problema.

Conforme a reportagem da Folha, a Ambev não sentiu o impacto de falta de garrafas de vidro, já que fabrica 70% das próprias embalagens.

Há duas semanas, conforme reportagem publicada pela Isto É Dinheiro, a Sincovaga-SP (sindicato do comércio varejista de São Paulo) divulgou levantamento realizado pela consultoria Neogrid que mostra que a ruptura, índice que demonstra a falta de produtos nos supermercados brasileiros, chegou a 18,92% em outubro deste ano. No ano passado, esse indicador ficava na casa de 10% em média.