Detalhes privados de mais de 50 mil cartas enviadas por bancos e autoridades foram expostos pelo Google depois de uma falha no sistema de segurança da empresa de correspondências Virtual Mail Room, com sede em Londres, na Inglaterra.

Entre os dados liberados, desde junho deste ano, estavam impostos municipais não pagos e vencimento de hipotecas, por exemplo. De acordo com matéria da Wired, o problema afetou pessoas no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. 

+ Apple e Google integram rastreamento de contatos por covid-19 aos celulares
+ Serviços do Google sofrem interrupções ao redor do mundo

A Virtual Mail Room trabalhou para clientes como Metro Bank, 14 conselhos locais e a editora Pearson. O conteúdo específico das cartas enviadas aos indivíduos não era visível.

A falha levantou dúvidas sobre o uso de serviços terceirizados de correspondência para lidar com dados confidenciais de clientes. O erro pode gerar multas que totalizam dezenas de milhões de libras.

Um porta-voz da empresa informou que a companhia foi alvo de um ataque que fez com que os dados fossem postados online. A Virtual Mail Room afirmou ainda que está tomando as medidas necessárias para auxiliar os clientes afetados.