A máquina bolsonarista de notícias falsas (fake news) segue a todo vapor nas redes sociais. Desta vez sobrou para o piloto inglês Lewis Hamilton, que venceu o Grande Prêmio de Interlagos de Fórmula 1 no último fim de semana e foi ovacionado pela torcida brasileira no autódromo.

Hamilton, admirador de Ayrton Senna e da cultura brasileira, estendeu a bandeira brasileira no pódio ao receber a premiação.

Perfis alinhados ao governo passaram a divulgar que Hamilton teria dito ao jornal New York Times que apoia o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No entanto, uma busca simples no site do principal jornal dos Estados Unidos mostra que isso não é verdade.

Pelo contrário: Hamilton chegou a postar, em seu stories do Instagram, um vídeo em apoio às manifestações realizadas contra Bolsonaro, em maio deste ano. O heptacampeão de F1 ainda escreveu a legenda: “Meu coração está com você Brasil”.

Hamilton demonstrou apoio às manifestações contra Bolsonaro em maio
Reprodução/Instagram/lewishamilton  demonstrou apoio às manifestações contra Bolsonaro em maio (Crédito:Reprodução/Instagram/lewishamilton)

Hamilton já mostrou seu engajamento social dentro e fora das pistas, sobretudo no combate ao racismo no contexto do assassinato de George Floyd pela polícia americana. O piloto também já se manifestou a favor de pautas ambientais.

https://twitter.com/3sergiosilva/status/1460442613551620099
https://twitter.com/Jac_Bolsonaro/status/1460034116578119686