O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, é financiador de pesquisas para vacinas contra covid-19 e, por isso, tem sido alvo de várias fakes news e teorias conspiratórias. Agora, um trecho de uma palestra de 2015 foi editado para parecer que Gates não acredita na segurança das vacinas.

A imagem, que tem circulado nas redes sociais, afirma que o bilionário disse que as vacinas são “organismos geneticamente modificados que estamos injetando nos braços de criancinhas”. No entanto, na palestra, Gates defende o uso de plantações geneticamente modificadas como alternativa no combate à fome.

+ “Próximos quatro a seis meses podem ser o pior da pandemia”, diz Bill Gates
+ Bill Gates se revolta com quem não usa máscara: “O que eles são, nudistas?”

De acordo com o projeto de checagem de fatos Estadão Verifica, na palestra, que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, Bill e sua esposa Melinda Gates explicam que o uso de grãos modificados para resistir a enchentes ou secas pode ajudar o continente africano.

O casal ressalta que cada País africano deveria optar pelo uso ou não dos grãos geneticamente modificados. Eles também destacam que essas sementes são testadas em laboratórios, assim como remédios. Essa analogia foi retirada de contexto para a criar esse boato. Veja o vídeo completo abaixo.