Um ex-gerente negro do Facebook denunciou a falta de diversidade racial dentro da maior rede social do mundo. Em um comunicado tornado público nesta terça-feira (27), Mark S. Luckie disse que a empresa tem um “problema com pessoas negras.”

Segundo ele, apesar dos negros serem alguns dos usuários mais ativos na rede social, o grupo representa apenas 4% dos trabalhadores atualmente. Em 2016, eram 2%.

“A população de funcionários do Facebook não reflete sua base de usuários mais engajada”, disse Luckie. “Em alguns edifícios, há mais pôsteres do ‘Black Lives Matter’ do que pessoas negras. O Facebook não pode afirmar que está conectando comunidades se essas comunidades não forem representadas proporcionalmente em sua equipe.”

O comunicado foi originalmente postado em uma rede de mensagens internas da empresa no dia que ele pediu demissão, em 8 de novembro, e divulgado nesta semana pelo próprio ex-colaborador. Luckie atuou por aproximadamente um ano no setor que lida com influenciadores de diversos ramos. Antes ele já havia trabalhado em outras empresas de tecnologia, como a Reddit e o Twitter.

Além de afirmar o baixo índice de negros entre a força de trabalho da rede social, o ex-gerente também afirmou sobre possíveis intimidações dentro do ambiente corporativo. “Os funcionários negros do Facebook sabem que, ao levantar nossas vozes, arriscamos colocar em risco nossas relações profissionais e nosso avanço na carreira”, escreveu.

Falta de respostas

Em entrevista à CNN, Luckie disse que resolveu tornar o relato público após não receber nenhuma resposta dos seus superiores.  “O Facebook não faz nenhuma mudança significativa no nível da empresa, a menos que seja responsabilizado publicamente”, afirmou.

Empresa se defende

O Facebook respondeu através de um comunicado, afirmando que a empresa tem se empenhado para aumentar a diversidade racial entre os seus funcionários.

“O crescimento na representação de pessoas de grupos mais diversos, trabalhando em muitas funções diferentes em toda a empresa, é um fator-chave para nossa capacidade de ter sucesso.”