Tecnologia

Facebook tem queda de usuários no Brasil, diz Datafolha

Segundo pesquisa, em 17 meses, número de usuários da rede social retraiu 5%. WhatsApp mantém liderança na preferência de 69% dos entrevistados

Facebook tem queda de usuários no Brasil, diz Datafolha

Pesquisa realizada pelo Datafolha apontou uma queda no número de brasileiros que afirmam ter uma conta no Facebook. Em um levantamento feito no início de abril, 56% dos entrevistados afirmaram serem usuários da rede social, contra 61% em novembro de 2017, representando uma queda de 5% em 17 meses.

O WhatsApp lidera o ranking de aplicativos sociais, presente em 69% no celular dos entrevistados. Atrás está o Facebook, Instagram (35%) e Twitter (14%). No total, 71% dos pesquisados afirmaram ter cadastro em ao menos uma rede social

Segundo dados do Facebook, o Brasil está entre os cinco principais mercados, com 127 milhões de usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2018. Em novembro de 2016, eram 111 milhões. Em todo o mundo, a rede social afirma ter 2,2 bilhões de usuários mensais.

O levantamento do Datafolha também mediu o nível de confiança dos usuários nas notícias publicadas em redes sociais e na imprensa tradicional. Entre os entrevistados, 63% afirmaram confiar em algumas notícias recebidas pelas redes sociais; 5% disseram acreditar na maioria; 2%, em todas, e 21% não têm confiança em nada do que veem.

Considerando a imprensa profissional, os percentuais de confiança são de 5% (todas), 17% (maioria), 61% (algumas) e 14% (nenhuma).

O Datafolha ouviu 2.038 pessoas, distribuídas em 130 municípios.