Dinheiro e Tecnologia

Facebook também estuda sumir com a contagem de likes em postagens

Assim como aconteceu com o Instagram, o Facebook estuda retirar da rede social a contagem de likes em postagens

Facebook também estuda sumir com a contagem de likes em postagens

Crédito: AFP/Arquivos


A pesquisadora digital Jane Manchun Wong ficou famosa neste ano por ter sido a primeira a adiantar que o Instagram iria acabar com o contador público de likes, causando frisson na comunidade da rede social, que se utilizava do número de likes para vender produtos, contratar influenciadores e escolher quais marcas e pessoas irão exibir produtos.

Ao que tudo indica, o próximo a seguir estes passos é o Facebook, “rede social mãe” do Instagram que, segundo Wong, deixará de exibir o número de likes em sua próxima atualização. A pesquisadora explicou como chegou a sua descoberta através de um post em seu blog pessoal, onde disse ter usado de engenharia reversa na última versão do aplicativo do beta Facebook para Android e descobriu uma linha de código que indicava o fim da função de contagem de likes.

Ela explica que o novo sistema funcionará exatamente como no Instagram. Será aberto para todos quem curtiu as postagens, mas fica restrito apenas ao ator do post a contagem total de pessoas que curtiram (e no caso do Facebook, reagiram) a publicação. A medida é mais uma ação da companhia para melhorar a saúde mental de seus usuários.