O Facebook anunciou nesta sexta-feira (7) que não permitirá mais a pré-instalação do seu aplicativo em novos smartphones da Huawei. A suspensão também vale para o WhatsApp e Instagram, controlados pela rede social. Segundo a nota, usuários que já possuem aparelhos da Huawei não serão atingidos pela medida e poderão atualizar os sistemas normalmente. Os aplicativos também poderão ser baixados pelos clientes da Huawei nas lojas virtuais.

A medida foi tomada depois que o governo dos Estados Unidos incluiu a chinesa em uma lista de empresas restritas de fazer negócios com companhias nacionais. No último mês, o Google já havia afirmado a suspensão do sistema Android nos aparelhos da Huawei. As autoridades dos EUA acusam a telecom de espionar para o governo da China, o que é negado pela companhia.

A Huawei é a segunda maior produtora de smartphones do mundo e vem sofrendo com as barreiras impostas pelos EUA e países aliados. Recentemente, companhias telefônicas do Reino Unido e Japão cancelaram contratos com a chinesa após pressão do governo norte-americano.

As medidas tiraram a liderança da marca no fornecimento de 5G no mundo e deu vantagem para as concorrentes. Nesta semana, a Nokia afirmou que já assinou 42 contratos para conexão 5G, o mesmo número anunciado pela rival chinesa. Nesta semana, a Huawei ganhou o apoio da Rússia na disputa internacional e firmou acordo para o fornecimento da nova conexão de internet.

Nota da empresa:

O Facebook é um aplicativo de terceiros. Com relação às matérias publicadas pela imprensa, gostaríamos de informar que, como muitos outros aplicativos de acesso público, o Facebook continuará funcionando normalmente nos dispositivos Huawei.