Giro

Facebook proíbe conteúdos que promovem “terapia de conversão”

Facebook proíbe conteúdos que promovem “terapia de conversão”

Facebook proibiu conteúdos que promovam a "terapia da conversão" em sua plataforma

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (10) a proibição de conteúdos que promovam a “terapia de conversão”, baseada na teoria infundada de que os homossexuais possam mudar sua orientação sexual por meio de uma intervenção psicológica ou espiritual.

O Facebook e sua rede social Instagram estão atualizando políticas para exigir a remoção de conteúdo que promove diretamente o que seria a “terapia de conversão”, segundo afirmou a empresa.

A medida é uma extensão de uma proibição já existente em relação aos anúncios que promovam esse tipo de terapia, que os médicos consideram ineficazes e frequentemente prejudiciais.

“Não permitimos ataques contra pessoas com base em sua orientação sexual ou identidade de gênero, e estamos atualizando nossas políticas para proibir a promoção de serviços de terapia de conversão”, comentou um porta-voz do Facebook em resposta a questionamentos feitos pela AFP.

“Estamos sempre revisando nossas políticas e continuaremos a consultar especialistas e pessoas com experiências individuais” sobre o assunto, acrescentou.

As “intervenções” da terapia de conversão incluem choque elétrico, privação de alimentos e náusea induzida quimicamente, observou a American Medical Association (AMA) em relatório.

Evidências empíricas mostram que a orientação sexual e de gênero nas pessoas variam de forma natural, e que a “conversão” é um equívoco, acrescentou.

Os “esforços para a mudança da orientação sexual” de uma pessoa não apenas não funcionam, mas podem causar um sofrimento significativo, ressaltou a AMA, citando um estudo mostrando que esse tratamento gera depressão, ansiedade, alienação e outros efeitos negativos.

Outro estudo citado pela AMA descobriu que quase 30% das pessoas submetidas à terapia de conversão relataram tentativas de suicídio.

Veja também

+Caixa paga hoje (13) auxílio emergencial para nascidos em maio

+Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19

+ Avó de Michelle Bolsonaro morre após 1 mês internada com covid-19

+ Nazistas ou extraterrestres? Usuário do Google Earth vê grande ‘navio de gelo’ na costa da Antártida

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?