O Facebook e o governo dos Estados Unidos estão negociando uma multa de bilhões de dólares para encerrar a investigação  sobre as práticas de privacidade da empresa, publicou o jornal The Washington Post. Mesmo sem valor definido, este deve ser o maior valor aplicado pela da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês), para apenas uma empresa.

O recorde atual é do Google, que pagou US$ 22,5 milhões, em 2012. Entidades pedem uma multa muito superior para a Apple. As instituição Open Market Institute e a Color of Change escreveram à FTC solicitando que aumentasse a multa seja de ao menos US$ 2 bilhões.

A penalidade é consequência do escândalo envolvendo a rede social e a Cambridge Analytica, quando 87 milhões de usuários tiveram suas informações privadas acessadas pela empresa de consultoria política.

A FTC abriu sua investigação contra o Facebook em março passado após a violação da Cambridge Analytica e outras violações subsequentes, como uma em que um hacker conseguiu acessar dados de 29 milhões de contas nos meses seguintes. Se as partes não chegarem a algum tipo de acordo sobre a multa, a agência pode optar por levar a rede social para a Justiça.