De 2010 a 2016, o Ministério Público de Milão e a Guarda de Finanças da Itália investigavam questões fiscais envolvendo o Facebook. O resultado da busca foi que a rede social sonegou cerca de 300 milhões de euros referentes a verbas publicitárias durante o período. As duas partes chegaram a um acordo, o e Facebook pagará uma multa de 100 milhões de euros pelo crime para a Agenzia delle Entrate, orgão responsável pela gestão de questões tributárias na Itália.

A empresa foi notificada do crime em junho de 2018, quando foi acusada de não ter declarado na Itália as receitas geradas pelo Facebook Itália graças à venda de espaço publicitário por um total de 296,7 milhões de euros. Segundo a investigação, a companhia pagou essas receitas em outros países com tributações mais favoráveis.

Segundo comunicado do Facebook, eles agiram “em conformidade com as leis locais na Itália e em todos os países em que operamos e continuaremos a colaborar com todas as autoridades italianas”.Estamos orgulhosos de nosso compromisso com a Itália de apoiar o crescimento de empresas locais e do ecossistema digital em seus países”, afirmou um porta-voz da rede social.