Para combater a disseminação de fake news, e também limpar sua imagem junto à opinião pública, o Facebook News foi lançado no Reino Unido. É o primeiro país fora dos Estados Unidos a receber o serviço de notícias com curadoria.

O portal terá conteúdo de renomadas organizações de mídia, incluindo Financial Times, Telegraph Media Group, The Economist, The Guardian, The Independent e centenas de sites de notícias locais.

O produto é uma mistura de curadoria, notícias relevantes e links personalizados escolhidos por algoritmo. Jesper Doub, diretor europeu de parcerias de notícias do Facebook, disse que é o início de uma série de investimentos internacionais em notícias. “Ele coloca o jornalismo diante de novos públicos, além de fornecer aos editores mais publicidade e oportunidades de assinatura para construir negócios sustentáveis.”

Ser o quarto maior mercado da plataforma no mundo, atrás de Índia, EUA e Indonésia, não fez do Brasil prioridade para receber o serviço.

(Nota publicada na edição 1207 da Revista Dinheiro)