O Facebook Inc., empresa controlada por Mark Zuckerberg, divulgou uma nota em que nega um ataque cibernético aos servidores e diz que o motivo da pane que tirou do ar as redes sociais que pertencem ao grupo – Instagram, WhatsApp e Facebook – por quase 7 horas nesta segunda-feira (4) foi a configuração de roteadores de backbone que possibilitam a troca de dados entre as plataformas.

“Nossa equipe de engenharia aprendeu que as alterações de configuração nos roteadores de backbone, que coordenam o tráfefo de rede entre nossos centros de informação, causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos centros de informação se comunicam, interrompendo nossos serviços”, explica o Facebook.

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A falha atingiu até 3,5 bilhões de usuários de acessar suas redes sociais, o que causou diversos tipos de transtornos, inclusive comercial – Facebook e Instagram são utilizados como plataformas de comércio eletrônico. A interrupção foi a maior já rastreada pelo site de monitoramento Downtector.

O Facebook ainda afirma que não tem evidências de que os dados dos usuários tenham sido comprometidos. “Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade de mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando par entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente”.