Por Elizabeth Culliford

(Reuters) – O Facebook lançou nesta segunda-feira suas próprias salas de áudio ao vivo no estilo Clubhouse e uma maneira de encontrar e reproduzir podcasts em sua plataforma, marcando um avanço nos serviços de áudio da maior rede social do mundo.

O lançamento de um rival em potencial para o Clubhouse pelo Facebook segue o sucesso explosivo do aplicativo de áudio ao vivo apenas para convidados, que se tornou um sucesso enquanto as pessoas ficavam em casa durante a pandemia do Covid-19. O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, foi uma das celebridades do Vale do Silício que fizeram aparições no aplicativo, que recentemente se expandiu para usuários do Android.

O Facebook, que disse que quer fazer do áudio uma “mídia de primeira classe” em suas plataformas, junta-se ao Twitter e à plataforma de mensagens Discord, que já lançou suas próprias ofertas de áudio ao vivo. O Spotify estreou sua própria versão, “Greenroom”, na última quarta-feira. Slack e LinkedIn e Reddit, da Microsoft também estão trabalhando em produtos semelhantes.

Figuras públicas e alguns grupos do Facebook nos Estados Unidos usando iOS serão capazes de criar salas de áudio ao vivo, com até 50 alto-falantes e ouvintes ilimitados. Esses usuários também podem convidar pessoas sem um selo de verificação para falar, disse o Facebook em um blog. Usuários de iOS e Android podem ouvir as salas.

A empresa, que tem enfatizado seu esforço para atrair criadores de conteúdo, disse que está fazendo parceria com figuras públicas, incluindo músicos, jornalistas e atletas na implantação de salas de áudio ao vivo.

Os ouvintes poderão enviar “estrelas” da moeda virtual do Facebook aos criadores em salas de áudio ao vivo. Zuckerberg disse que a empresa não terá um corte na receita dos criadores até 2023.

Uma série de podcasts selecionados também estará disponível no Facebook para ouvintes dos EUA e a empresa disse que em breve aumentará a lista inicial.

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