O Facebook informou, por meio de nota, que está disposto a realizar um investimento de US$ 1 bilhão, nos próximos três anos, para apoiar a indústria de notícias.

A ideia da gigante de tecnologia é firmar parceria com empresas de notícias. “Reconhecemos absolutamente que o jornalismo de qualidade está no centro de como funcionam as sociedades abertas – informando e capacitando os cidadãos e responsabilizando os poderosos”, destaca a rede social, por meio de nota.

+ EUA terão decreto para revisar cadeias produtivas e resolver escassez de chips

Segundo o Facebook, em janeiro a empresa anunciou acordos com veículos como o The Guardian, Telegraph Media Group, Financial Times, Daily Mail Group, Sky News “incluindo editores locais, regionais e de estilo de vida, para pagar pelo conteúdo de seu produto Facebook News no Reino Unido”.

Esta parceria com os veículos de comunicação resultaram em um guia onde “você pode encontrar manchetes e histórias ao lado de notícias personalizadas de acordo com seus interesses”, explica o Facebook.

Segundo a rede social, nos EUA também ocorreram acordos semelhantes e, atualmente, há negociações ativas com companhias da Alemanha e na França.

De acordo com a nota da empresa, o Brasil, por ora, aparentemente não está nos planos para acordos, tendo em vista que não foi citado.