Edição nº 1146 11.11 Ver ediçõs anteriores

Facebook e Twitter: sob pressão constante

Facebook e Twitter: sob pressão constante

Sabe quem postou o tuíte mais importante da semana passada? O próprio CEO do Twitter, Jack Dorsey. Ele anunciou, na quarta-feira 30, que a plataforma não vai mais aceitar propaganda política em nível global. Segundo o executivo, a empresa tomou a decisão para evitar eventuais problemas derivados de mensagens automáticas, fake news e deepfakes – técnica para editar vídeos falsos de pessoas reais. Tanto Twitter quanto o concorrente Facebook estão sob pressão para fazer uma faxina em conteúdo mal-intencionado. A ponto de tornar o depoimento de Mark Zuckerberg ao congresso americano na semana anterior – foi falar de sua moeda digital, a Libra – uma queda de braço com as deputadas democratas Maxine Waters e Alexandria Ocasio-Cortez. Elas apertaram o CEO do Face com perguntas sobre ingerência nas eleições, liberdade de expressão, fake news e grupos de ódio. Zucker se viu em maus lencóis. Mas riu por último: na semana passada, o Facebook divulgou lucro acima do esperado para o terceiro trimestre, de US$ 6,1 bilhões. O resultado motivou o seguinte comentário de Zuckerberg: “Nos concentramos nos progressos que estamos fazendo sobre assuntos sociais importantes e na construção de novas experiências que melhorem a vida das pessoas no mundo”.

(Nota publicada na Edição 1145 da Revista Dinheiro)


Mais posts

Os chineses na mira da justiça Americana

TikTok, quem diria, um – até prova em contrário – inocente aplicativo de criação e edição de vídeos caseiros, fez acender a luz [...]

Retocando a maquiagem

Do nada, como se fosse a coisa mais comum do mundo, o Facebook apresentou na semana passada um novo logotipo. Bem, aparentemente não [...]

Google: mutirão anti-hacker

As big techs, o governo dos EUA e até a torcida do Flamengo sabem que não há um dia (talvez uma hora) na vida sem que haja hackers [...]

A volta dos que não foram

A gigante do streaming de áudio Spotify resolveu desafinar: em vez de montar o palco para estrelas da música, seu core business, [...]

Chrome domina

(Nota publicada na Edição 1146 da Revista Dinheiro)
Ver mais