O magnata da comunicação Rupert Murdoch, dono da News Corp, publicou, nesta segunda-feira, 22, um texto que cobra de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, uma nova direção para sua empresa.

Segundo Murdoch, não são as grandes empresas da mídia que deveriam pagar ao Facebook para publicar conteúdo na rede social, mas a rede social que deveria pagar uma “taxa de carregamento” às editoras.

A lógica empregada por Murdoch, que tem sob seu guarda-chuva empresas como The Wall Street Journal e Fox News, guarda relação com as tevês por assinatura, que pagam às produtoras de conteúdo para transmitir seus canais.

Toda a discussão tem como pano de fundo a mudança de algoritmo do Facebook, que deve privilegiar as postagens de pessoas físicas no rolo de notícias (news feed) visto pelo usuário, em detrimento do conteúdo de canais profissionais, entre eles, o de veículos jornalísticos.

A equipe do Facebook espera que, com isso, diminua a disseminação de notícias inverídicas, chamadas de fake news. No entanto, a mudança penalisa não só os propagadores de informações mentirosas, mas também as empresas tradicionais e sérias de mídia.

Leia abaixo o comentário de Rupert Murdoch

“O Facebook e o Google divulgaram novas fontes de notícias por meio de algoritmos lucrativos para essas plataformas, mas inerentemente pouco fiáveis. O reconhecimento de um problema é um passo no caminho para curar, mas as medidas corretivas que ambas as empresas propuseram até agora são inadequadas, comercial, social e jornalisticamente.

Houve muita discussão sobre os modelos de subescrição, mas ainda estou para ver uma proposta que realmente reconheça o investimento e o valor social do jornalismo profissional. Seguiremos de perto a última mudança na estratégia do Facebook, e não tenho dúvidas de que Mark Zuckerberg é uma pessoa sincera, mas ainda há uma séria falta de transparência que deve preocupar as editoras e aqueles que se preocupam com o viés político nessas poderosas plataformas.

O tempo de considerar uma rota diferente chegou. Se o Facebook quiser reconhecer editores “confiáveis”, então deve pagar a esses editores uma taxa de carregamento semelhante ao modelo adotado pelas empresas de cabo. As editoras estão, obviamente, aumentando o valor e a integridade do Facebook por meio de suas novidades e conteúdos, mas não estão sendo adequadamente recompensadas por esses serviços. Os pagamentos de carregamento teriam um impacto menor nos lucros do Facebook, mas um grande impacto nas perspectivas para editores e jornalistas.”