Os cerca de 36 mil funcionários do Facebook costumavam ter seus bônus medidos de acordo com seis fatores, como crescimento de usuários, aumento de compartilhamento e melhoras na qualidade do produto. Porém, em uma conversa com investidores para anunciar os resultados da empresa no último trimestre de 2018, o CEO Mark Zuckerberg disse que os bônus também serão dados a funcionários que conseguirem lidar com problemas de desinformação, discurso de ódio e segurança na plataforma.

Segundo o executivo, os fatores a serem avaliados são a construção de novas experiências que melhorem a vida das pessoas, de uma correlação entre o Facebook e os negócios que dependem dele, e ainda, a criação de uma melhor comunicação sobre a empresa e seu papel no mundo.

A medida chega após a empresa comemorar 15 anos. De acordo com Zuckerberg, os novos valores não “terão peso específico em dólar ou uma meta a ser alcançada.”

O Facebook vem passando por maus bocados nos últimos tempos, com pressão de investidores e reguladores para lidar com questões como conteúdos ilícitos e quebras de privacidade. A mudança no bônus dos funcionários é mais uma das medidas para tentar melhorar a imagem interna e externa da companhia, após escândalos como o da Cambridge Analytica.