A maneira como o Facebook controla seu Feed de notícias, onde as pessoas consomem as novidades do app, sempre foi controversa e um tanto misteriosa para o público. Nesta quinta-feira (23), a rede social compartilhou alguns dados sobre o seu algoritmo.

A página de “Diretrizes de distribuição de conteúdo” foi detalhada com vários tópicos explicando o que pode fazer uma publicação ser rebaixada. Entre os exemplos, estão o clickbait e postagens de infratores reincidentes.

O processo depende muito da tecnologia de inteligência artificial para detectar automaticamente o conteúdo problemático. Ele limita efetivamente o alcance de postagens e comentários ofensivos sem o conhecimento do autor.

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“Queremos dar uma ideia mais clara do que consideramos problemático, mas não vale a pena remover porque não viola explicitamente a política da plataforma”, disse Jason Hirsch, chefe de política de integridade do Facebook, ao The Verge.

Ele explicou ainda que a empresa espera adicionar mais informações às diretrizes ao longo do tempo, incluindo como os rebaixamentos restringem tipos específicos de conteúdo em relação a outros. Mas, ele disse que o Facebook provavelmente não classificará a gravidade dos rebaixamentos “por razões adversárias”.

De acordo com as diretrizes de distribuição, outros tipos de conteúdo que o Facebook rebaixa são links para sites de spam, comentários de “baixa qualidade” que são muito extensos, com texto copiado ou sem palavras, postagens de contas que compartilham conteúdo com uma frequência ou ritmo muito alto, e artigos de notícias sem uma assinatura clara.

Confira a lista completa aqui.