O Facebook introduziu um novo conjunto de recursos de áudio para ajudá-lo a competir com o Clubhouse. Os recursos incluem “salas” somente de áudio para bate-papos ao vivo, bem como “soundbites” para compartilhar mensagens de voz curtas e um novo recurso de podcasting. Esses recursos ainda não foram lançados, embora as salas de áudio estarão disponíveis em breve, disse o Facebook.

Das novas ferramentas de áudio, “salas” é a mais semelhante ao Clubhouse. Ele permitirá que os usuários participem de chats ao vivo no Facebook e no Messenger. A empresa diz que testará o recurso dentro de Grupos e com um grupo de pessoas públicas para que eles “possam compartilhar ideias com novos públicos e criar um fórum de discussão, sem a pressão adicional de estar na frente das câmeras”.

+ Facebook testa aplicativo de relacionamento Sparked

O Facebook também está trabalhando em “soundbites”, que permitirão aos usuários postar clipes de áudio curtos no Feed de notícias. Parece que as frases de efeito incluirão mais do que apenas clipes de áudio básicos, com a capacidade de adicionar efeitos especiais, transcrições e outros recursos amigáveis ​​ao criador. Por fim, a empresa está trabalhando em um recurso de podcasting que permitirá aos usuários navegar, baixar e ouvir podcasts diretamente do aplicativo do Facebook. Os usuários poderão ouvir áudio enquanto o aplicativo está aberto, bem como enquanto ele está “em segundo plano”.

Notavelmente, o Facebook experimentará recursos de monetização em todos os seus novos recursos de áudio. Ele planeja incorporar recursos de ‘gorjeta’, bem como dar aos criadores a capacidade de oferecer assinaturas para acesso as “salas”. Também está criando um fundo que vai pagar influenciadores para fazer soundbites.

O Facebook está longe de ser a única plataforma que faz experiências com áudio social. O Twitter está testando espaços apenas de áudio por meses, e o Reddit testou sua própria versão do recurso chamado Reddit Talk.