O Facebook anunciou nesta terça-feira (15) que investirá US$ 300 milhões nos próximos três anos para fortalecer o jornalismo nos Estados Unidos. Os aportes devem ser feitos em todo o país, principalmente em comunidades e cidades fora dos grandes centros.

“Há duas áreas-chave onde esperamos ajudar: apoiar jornalistas locais e redações com suas necessidades de coleta de notícias no futuro imediato; e ajudar as organizações de notícias locais a criar modelos de negócios sustentáveis, por meio de nosso trabalho com produtos e parcerias”, informou o vice-presidente encarregado da relação com a imprensa, Campbell Brown.

O anúncio ocorre depois da rede social se envolver em diversos escândalos envolvendo notícias falsas (fake news) e os reflexos em eventos em todo o mundo. “Vamos continuar a combater notícias falsas, informações erradas e notícias de baixa qualidade no Facebook”, ressaltou o vice-presidente em seu comunicado.

De acordo com o anúncio, o valor será investido em diversas ações. Uma das propostas é doar US$ 5 milhões para o Pulitzer Center para o incentivo de reportagens que afetem o cotidiano das localidades. Outros US$ 2 milhões serão investidos para contratar mais de 5 mil jornalistas para pequenas redações em todos os EUA nos próximos cinco anos.

“Temos uma oportunidade e uma responsabilidade para ajudar as organizações de notícias locais a crescer e prosperar. Sabemos que não podemos fazer isso sozinhos, mas há mais que podemos e faremos para ajudar.”