A gigante chinesa de bebidas Kweichow Moutai viu suas ações explodirem e tornou-se o investimento mais valioso do continente, fazendo a empresa ultrapassar em valor de mercado o Industrial & Commercial Bank of China Ltd., o maior banco da China.

A fabricante da bebida alcoólica baijiu agora vale 1,81 trilhão de yuans (US$ 256 bilhões), contra 1,78 trilhão de yuans no ICBC. Enquanto a Moutai terminou estável nas negociações de segunda-feira (22), o ICBC caiu 0,8% em Xangai.

+ Bolsas asiáticas fecham em alta após Trump reafirmar acordo comercial EUA-China
+ Crise EUA x China aumenta incerteza na economia global

A Moutai se tornou brevemente o papel mais valioso do mercado acionário da China no comércio intradiário em 19 de junho. O destilado, que também é o mais caro do continente, com 1.439 yuans cada garrafa, viu os estoques não acompanharem a demanda, o que fez uma garrafa ser ela própria um investimento em si.

A movimentação da Moutai é assombrosa em um momento em que os destiladores de todo o mundo estão enfrentando as paralisações dos restaurantes e restrições de reuniões sociais como resultado da Covid-19. Foi a capacidade de seguir com uma política de preços em alta que incentivou os investidores e permitiu que as ações subissem juntos. A valorização foi de 1.350% na última década.