A fabricante de armas russa Kalashnikov, conhecida em todo o mundo por seu fuzil AK-47, agora está nas mãos de investidores privados, após a saída do capital público, afirmou nesta quinta-feira a empresa.

O conglomerado público russo Rostec anunciou, em nota, a venda de algumas de suas participações. Assim, agora possui 25%, frente aos 51% que tinha antes.

As participações foram compradas pelo diretor-feral da Rotec, Alexéi Krivoruchko, que já era acionista particular, por 1,5 bilhão de rublos (cerca de 21 milhões de euros), indicou a empresa.

O preço de venda dobra o de 2014, quando vários investidores foram chamados a contribuir para salvar a fabricante de armas, após um longo período de crise.

A saída do capital público faz parte da transformação da Kalashnikov nos últimos anos. A fabricante aumentou consideravelmente suas exportações, apesar das sanções dos Estados Unidos pela crise na Ucrânia.

A empresa foi fundada em 1807, em Ijevsk (a 1.300 ao leste de Moscou) e, desde 2013, tem o nome do mais conhecido de seus funcionários, Mikhail Kalashnikov, inventor do AK-47, que morreu 2013 aos 94 anos.