(Reuters) – O valor de mercado da startup de aeronaves elétricas Archer foi reduzido de 2,7 bilhões para 1,7 bilhão de dólares como parte de um acordo revisado, disseram a Archer e a empresa de aquisição de propósito específico Atlas Crest Investment nesta quinta-feira.

A mudança ocorre em um momento de crescentes preocupações regulatórias sobre SPACs listando no mercado muitas empresas, muitas vezes deficitárias ou mesmo sem receita, com avaliações muito altas.

As SPACs permitem que os investidores listem uma empresa na bolsa antes de terem identificado um negócio para comprar, o que fornece uma alternativa mais rápida para uma rota tradicional de oferta pública inicial (IPO).

Mais de 115,6 bilhões de dólares foram levantados por meio de mais de 400 SPACs este ano, principalmente em Wall Street, onde as SPACs representam dois terços de todos os IPOs.

A Archer, que fabrica aeronaves elétricas com decolagem e pouso vertical, disse em fevereiro que iria abrir o capital por meio de um acordo de fusão com a Atlas Crest.

A empresa combinada deve receber cerca de 1,1 bilhão de dólares como parte do negócio, disseram a Archer e a Atlas.

A Archer também nomeou Oscar Munoz, ex-diretor executivo da United Airlines, para o conselho da empresa.

A Archer havia dito antes que tinha um pedido da United Airlines no valor de 1 bilhão de dólares e uma opção de 500 milhões de dólares adicionais em aeronaves.

A Archer e a Atlas não estavam imediatamente disponíveis para comentários adicionais sobre o novo acordo.

(Reportagem de Ankit Ajmera)