Economia

Exportações: governo edita decreto que dispõe sobre o SEM Barreiras

O governo federal editou o Decreto 10.098, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 7, que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações (SEM Barreiras) e institui o Comitê Gestor do SEM Barreiras. Segundo o texto do Decreto, o SEM Barreiras – sistema governamental disponibilizado em sítio eletrônico – tem a finalidade de comunicar aos entes públicos sobre a existência de barreiras comerciais impostas às exportações brasileiras.

Participarão do SEM Barreiras: os ministérios das Relações Exteriores; da Economia; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária; e i Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Outros órgãos e entidades da administração pública federal que possuam competência na área de comércio exterior poderão participar do SEM Barreiras por meio de solicitação encaminhada ao Comitê Gestor do sistema.

Caberá aos órgãos e entidades participantes do SEM Barreiras analisar as informações prestadas pelos usuários com vistas à identificação de barreira externa; definir e executar ações para superar barreira externa identificada ou para mitigar os seus efeitos, quando possível; e monitorar a situação de barreira externa identificada.



Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km