Agronegócio

Exportação de soja e carne do Brasil mantém expectativa de alta em setembro

Exportação de soja e carne do Brasil mantém expectativa de alta em setembro

Navio cargueiro descarrega soja no porto de Paranaguá, no Paraná

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil, maior produtor e exportador global de soja, embarcou 270,14 mil toneladas do grão por dia no acumulado deste mês até a terceira semana, ante média diária de 202,9 mil toneladas em setembro de 2020, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.

Caso o ritmo de embarques se mantenha até o final do mês, o país poderá superar o volume total de 4,26 milhões de toneladas de setembro do ano passado. Em três semanas, o país já enviou 3,24 milhões de toneladas ao exterior.

Até a segunda semana do mês, a exportação diária estava em 280,3 mil toneladas.



O cenário também permanece positivo no setor de carne bovina, apesar de uma suspensão temporária de embarques que está em vigor para a China, após dois casos atípicos da “doença de vaca louca”.

A média diária de exportação da proteína atingiu 10,87 mil toneladas, ante 6,78 mil no mesmo mês completo de 2020, de acordo com os dados.

No comparativo semanal, houve recuo no volume de carne bovina embarcada por dia ante as 12,41 mil toneladas do levantamento até a segunda semana do mês, mas o número ficou praticamente estável em relação à média diária de 10,51 mil toneladas vista na primeira semana de setembro –quando a suspensão para a China ainda não tinha entrado em vigor.

O Brasil chegou a enviar a proteína à China após o anúncio de embargo ao produto brasileiro pelo país asiático, o que gerou incertezas que ainda não foram solucionadas e preocupações se as cargas poderão entrar em território chinês, conforme reportagem publicada pela Reuters na última semana.

O setor confia que a carne que já estava no porto preparada para seguir ao mercado chinês –e certificada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) antes do embargo– poderia continuar sendo exportada.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8J0TP-BASEIMAGE

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km