Negócios

Exportação de soja do Brasil é recorde em março e somará 82 mi t no ano, diz Anec

Exportação de soja do Brasil é recorde em março e somará 82 mi t no ano, diz Anec

Navio carregado com soja no porto de Santos (SP)

SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de soja do Brasil somaram 14,9 milhões de toneladas em março, contra 13,3 milhões no mesmo período do ano passado, mostraram dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta quarta-feira, marcando um novo recorde mensal para os embarques da oleaginosa.

Em abril, as vendas externas de soja estão projetadas entre 14 milhões e 16,3 milhões de toneladas, acrescentou a Anec em boletim semanal, sinalizando potencial para uma nova marca histórica ainda neste mês.

A associação destacou, no entanto, que a estimativa tem como base a programação de navios e que por isso “está considerando a possibilidade de menores embarques de cargas” em relação ao máximo de 16,3 milhões de toneladas previstas.

O recorde registrado em março, pelos números da Anec, supera os volumes de abril do ano passado, quando somaram 14,28 milhões de toneladas.

Consultada nesta quarta-feira, a Anec disse esperar uma exportação do Brasil neste ano de 82 milhões de toneladas, ante 82,3 milhões em 2020.

Consultorias privadas, contudo, estão apontando exportações brasileiras de cerca de 85 milhões de toneladas para 2021, o que superaria o recorde anterior de 82,9 milhões de toneladas, de 2018, segundo números da Anec.

Se o maior volume projetado pela Anec se confirmar em abril, os embarques de soja no primeiro quadrimestre somariam 36,8 milhões de toneladas, superando as 35,8 milhões do mesmo período do ano passado.

No mesmo boletim, a Anec diz esperar embarques de 22 mil toneladas de milho em abril, o que elevaria o total embarcado no quadrimestre para 2,8 milhões de toneladas, ante 1,7 milhão no mesmo período de 2020.

Ainda assim, a Anec projeta embarques do Brasil menores para todo o ano, de cerca de 30 milhões de toneladas, ante 33,4 milhões em 2020.

(Por Luciano Costa e Roberto Samora)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH361FS-BASEIMAGE

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

Updated