SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de carne de frango atingiram 4,198 milhões de toneladas do início do ano até novembro, avanço de 9,08% em relação ao mesmo período do ano passado, caminhando para recorde histórico de vendas, disse nesta terça-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A receita das exportações somou 6,944 bilhões de dólares até o mês de novembro em 2021, alta de 25,3% no comparativo com 2020, com preços ajudando a impulsionar o faturamento.

Apenas em novembro, os embarques totais de frango (considerando a proteína in natura e processada) alcançaram 334,7 mil toneladas, um recuo de 4,5% em relação aos embarques de novembro de 2020. Já a receita avançou 26,9% no mesmo comparativo, para 605,3 milhões de dólares neste ano.

“O Brasil se encaminha, de fato, para o recorde histórico nas exportações de carne de frango, muito possivelmente ampliando a distância em volume para os principais concorrentes. Isto reforça o papel do país como importante player em favor da segurança alimentar”, afirmou Ricardo Santin, presidente da ABPA, em nota.

Os principais destinos de exportação foram, em primeiro lugar, o Japão com 403,5 mil toneladas exportadas em novembro, e Emirados Árabes Unidos em segundo, que compraram 344 mil toneladas, de acordo com a associação.

(Por Laís Morais)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHB611X-BASEIMAGE