Os serviços oferecidos envolvem alta tecnologia. Mas o trabalho de expansão acontece no velho e tradicional boca a boca. Assim tem sido o crescimento da startup brasileira Codeby, especializada em desenvolvimento de funcionalidades a negócios digitais, com foco nos ecossistemas VTEX e Shopify.

A companhia acaba de abrir escritório em Berlim, na Alemanha, sob a gerência de Bernardo Hohagen, que conheceu, por indicação, a Codeby, fundada em 2012 pelos amigos Fellipe Guimarães (CEO) e Victor Almeida.

De cliente, Bernardo virou sócio. Precisava criar uma plataforma de e-commerce para vender alimentos e bebidas da Toscana, na Itália, para o público da Alemanha, onde mora. Não encontrou nenhum parceiro em território europeu, mas recebeu a indicação de um amigo do irmão para conhecer a Codeby.

Logo nas primeiras conversas, incrementou sua ideia e, no lugar de um canal de vendas B2C, resolveu abrir um marketplace que conecta produtores italianos a consumidores alemães. Gostou tanto das soluções tecnológicas, que já eram implantadas em clientes como Motorola, Lego, Cia.

Maritima, Alpargatas e Extrafarma, que resolveu ser parceiro do projeto de internacionalização da startup. Os frutos já aparecem, com contrato junto a uma grande empresa de moda em Nápoles. “Empresa boa é empresa recomendada. A força para criar conexão é maior”, afirmou Bernardo. Em 2020, a Codeby cresceu 265% em faturamento. A expectativa é fechar 2021 com 400% de incremento na receita. E, em alguns anos, chegar a US$ 100 milhões de valuation, em um desenvolvimento orgânico na base do boca a boca.

(Nota publicada na edição 1213 da Revista Dinheiro)