Exigência para comprar álcool e maconha aumenta procura por vacinas em Quebec

A expectativa é de que a primeira fase do estudo seja concluída em três meses (Crédito: Pixabay)
A partir da próxima terça-feira (18), cidadãos de Quebec que quiserem comprar bebidas alcoólicas e maconha serão obrigados a exibir o passaporte de vacina contra a Covid-19. Para conter o avanço da variante Ômicron do coronavírus, as autoridades acreditam que a medida incentive mais pessoas a buscarem a imunização.
A restrição de entrada em lojas de bebida e em coffee shops (a maconha recreativa é legalizada desde 2018 no Canadá), anunciada semana passada pelo secretário de saúde local, Christian Dubé, já surtiu efeito: a cidade registrou aumento de 300% na procura por vacinas, segundo Dubé.
+ Vacinação infantil contra Covid começa nesta semana: veja calendário
+ Província canadense de Quebec taxará não vacinados
“Em apenas alguns dias, as consultas para a 1ª dose passaram de 1,5 mil por dia para mais de 6 mil. Obrigado a todos que decidiram se vacinar. Não é tarde demais para receber sua 1ª dose. Proteja-se”, declarou Dubé no Twitter.
Embora Dubé não tenha citado diretamente a obrigação da vacina na compra de álcool e maconha, o aumento na procura pela vacina coincidiu com o dia do anúncio da exigência. O secretário de saúde de Quebec diz que não pretende constranger os não vacinados, mas enfatizou: “Se você não quer se vacinar, não saia de casa”.
A cidade canadense conta com taxa de primeira dose da vacina de 84,9% de sua população, mas os não vacinados já respondem pela metade dos 2.742 pacientes internados por Covid-19.
O governador de Quebec, François Legault, ainda anunciou o projeto de criar uma taxa sanitária aos não vacinados sob argumento de que eles sobrecarregam financeiramente toda a população com a recusa da imunização.
“Não vacinados terão uma conta a pagar porque há consequências em nosso sistema de saúde que não é de responsabilidade de todos os cidadãos. É uma questão de equidade porque essas pessoas colocam um peso em nossa rede de saúde” disse Legault ao jornal Montreal News.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
alta de casos covid-19 Brasil covid-19 Canadá covid Covid-19 doença endêmica EMA fim da pandemia flurona flurona casos confirmados flurona no Brasil flurona o que é flurona o que é? maconha máscara gripe máscara influenza máscara preço máscara protege da gripe? multa para quem não tomar vacina omicron pandemia Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19? qual máscara usar no transporte público? que máscara usar? Quebec quem pode tomar a vacina da gripe Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 pode tomar outra vacina? Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 precisa tomar reforço? surto covid-19 surto covid-19 SP taxação para não vacinados vacina vacina para comprar bebida vacina para comprar maconha vacina quebec vacinação Quebec