Um executivo-chefe da Roche, uma das líderes no mercado farmacêutico, acredita que dificilmente uma vacina contra o coronavírus estará pronta para uso antes do final de 2021.

A aposta de Severin Schwan, executivo da Roche, leva em conta que a vacina não estará pronta até outubro, completando 18 meses de testes. “Receio que o cenário mais provável seja o de que não teremos uma vacina antes do final do próximo ano”, disse ele em uma teleconferência nesta quarta-feira (22), indicando que um cronograma de 18 meses é “muito ambicioso”.

+ Cientista premiada diz que governos terão que modificar vacinas para Covid-19 local
+ Corrida mundial por vacina contra coronavírus se intensifica
+ Empresas conseguem aprovação da Alemanha para testar vacina contra a covid-19

Segundo o Business Insider, Schwan disse que os testes de anticorpos, ao invés de uma vacina, seriam fundamentais para permitir que as pessoas voltem à normalidade antes do ano que vem.

A Roche planeja lançar no mês que vem exames de sangue capazes de determinar se alguém já foi infectado pelo coronavírus e está imune ao vírus. Isso pode permitir que a pessoa voltasse ao trabalho.

Mais otimista, no entanto, a professora Sarah Gilbert, que lidera uma equipe de desenvolvedores da Universidade de Oxford, disse que sua equipe pode encontrar uma vacina pronta para uso em larga escala até setembro.

Os testes devem ser iniciados ainda nesta semana.