O vice-presidente da Huawei, Ken Hu, alertou sobre as consequências negativas para o setor de tecnologia a manutenção da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, durante discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, nesta terça-feira (22).

“Como indústria de tecnologia, nós dependemos fortemente da cadeia global de suprimentos e do ecossistema de inovação global, então, provavelmente estamos sofrendo mais agora”, disse ele durante um painel de discussão.

A companhia de telecomunicações chinesas, e uma das maiores do mundo, é alvo de uma série de denúncias de espionagem. Autoridades dos EUA alertaram recentemente que os produtos da Huawei podem ser usados para passar informações ao governo da China. Recentemente, Austrália e Nova Zelândia proibiram o uso dos equipamentos 5G da companhia.

As tensões aumentaram ainda mais quando Meng Wanzhou, diretora-financeira da Huawei e filha de seu fundador, foi presa no Canadá a pedido dos EUA. O governo norte-americano acusa a empresa de fechar negócios com o Irã através de bancos nacionais, burlando as sanções impostas ao país árabe.

Entre outras coisas, os Estados Unidos acusam a China de não fazer o suficiente para impedir que suas empresas roubem propriedade intelectual e forçam os parceiros ocidentais a transferir tecnologia.

Enquanto isso, a economia doméstica da China está enfraquecendo. O crescimento no ano passado foi o mais lento em quase três décadas.