Tecnologia

EXCLUSIVO-Robinhood não divulgou algumas execuções de operações a feed público

EXCLUSIVO-Robinhood não divulgou algumas execuções de operações a feed público

App da Robinhood

Por John McCrank

NEW YORK (Reuters) – A corretora de varejo norte-americana Robinhood Financial não informou em um feed público de dados um certo tipo de negociação de ações realizada para clientes no ano passado, segundo dados regulatórios analisados pela Reuters e um fonte familiarizada com o assunto.

As chamadas ações fracionadas são oferecidas por muitas corretoras. Elas permitem que investidores comprem uma fatia de uma ação em vez do papel integral. Em vez de desembolsar mais de 3.000 dólares por uma ação da Amazon.com, um investidor pode comprar apenas 1 dólar.

As corretoras são obrigadas a reportar todas as suas negociações a estruturas de execução de negociações (TRF na sigla em inglês), de acordo com as regras da Financial Industry Regulatory Authority (FINRA) e da Securities and Exchange Commission (SEC). A FINRA multou outras corretoras, incluindo Merrill Lynch e a divisão de valores mobiliários do Deutsche Bank nos Estados Unidos, por violações de suas regras de relatórios e supervisão no passado.

A Robinhood lançou seu serviço de ações fracionadas em dezembro de 2019, de acordo com seu site, mas só começou a relatar publicamente as operações na semana de 25 de janeiro de 2021, mostram os dados da FINRA relativos a transações de balcão. Os dados anteriores não mostram nenhuma negociação informada pela Robinhood.

A falta de relatório de Robinhood a uma TRF foi confirmada por uma pessoa familiarizada com a empresa que pediu para não ser identificada para discutir um assunto que não é público.

A Reuters não conseguiu determinar quantas negociações a Robinhood deixou de relatar. Em 31 de dezembro, os usuários do Robinhood detinham 802,5 milhões de dólares em ações compradas por meio de seu programa de ações fracionadas, informou a corretora em um documento regulatório. Muitas dessas compras podem ter sido executadas por corretores de atacado.

Uma porta-voz da Robinhood se recusou a comentar sobre o problema do relatório, mas disse que a empresa, que tinha 13 milhões de clientes em novembro, executa apenas uma “porcentagem muito pequena de seus pedidos fracionados de seu próprio estoque”.

Um porta-voz da FINRA, que monitora corretoras, não quis comentar.

(Reportagem de John McCrank)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3711Z-BASEIMAGE

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel