Sustentabilidade

Excesso de velocidade de barcos ameaça baleias-francas no Atlântico Norte

Excesso de velocidade de barcos ameaça baleias-francas no Atlântico Norte

Uma baleia-franca do Atlântico Norte nas águas da baía de Cape Cod, perto de Provincetown, Massachusetts, Estados Unidos, 14 de abril de 2019 - AFP/Arquivos

A grande maioria das embarcações está acelerando em áreas designadas para a proteção das baleias-francas no Atlântico Norte, uma espécie à beira da extinção, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (21).

“Os barcos estão acelerando, as baleias-francas do Atlântico Norte estão morrendo e os responsáveis não estão sendo suficientemente responsáveis”, disse Whitney Webber, gerente de campanha da ONG Oceana.

A ONG analisou as velocidades de barcos e embarcações entre 2017 e 2020 nas áreas estabelecidas pela Agência para a Observação Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), ao longo da costa atlântica americana.

O descumprimento dos limites atingiu, assim, quase 90% em áreas com redução de velocidade obrigatória, enquanto a falta de cooperação ficou perto de 85% em áreas onde a redução era opcional.



As colisões com barcos são uma das principais causas de lesões e mortes de baleias-francas do Atlântico Norte. Pesquisas têm demonstrado que reduzir a velocidade dos barcos a 10 nós (18,5 km/h) reduz o risco de morte entre 80% e 90%.

A análise se baseou em dados de velocidade e localização compilados pela Global Fishing Watch, uma ONG fundada pela Oceana em associação com Google e SkyTruth.

Dois terços dos barcos que passaram a grande velocidade tinham bandeiras estrangeiras, enquanto os cargueiros foram os principais culpados pelas negligências.

O estudo centrou-se em embarcações de 20 metros ou mais, pois devem transmitir sua posição de forma contínua. Mas os barcos menores também podem ser fatais para as baleias.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago