O Instituto de Inovação e Tecnologia em Saúde da Universidade Nacional de Singapura desenvolveu uma tecnologia precisa e menos invasiva de avaliação da eficácia de medicamentos contra o câncer. Com um exame de sangue, médicos oncologistas poderão acompanhar a evolução do paciente em tratamento.

A técnica, chamada de ExoSCOPE, é a primeira do mundo que aproveita as vesículas extracelulares secretadas pelas células cancerosas que circulam pelo sangue como um indicador reflexivo da eficácia da medicação em tumores sólidos.

+ BioNTech inicia testes de vacina contra câncer de pele

+ Prêmio Marcos Moraes incentiva estudos e pesquisas sobre o câncer

+ Cientistas desenvolvem exame capaz de detectar 5 tipos de câncer precocemente

“Os procedimentos convencionais, como o de imagem do tumor, não são somente caros, como também demorados. Para esses métodos, a eficácia do tratamento pode ser determinada somente depois de semanas. Usando o ExoSCOPE, conseguimos medir diretamente os resultados da eficácia do medicamento a partir de 24 horas após o início do tratamento. Isso reduzirá significativamente o tempo e o custo do monitoramento do tratamento do câncer”, explicou o médico Shao Huilin.

O método exige apenas uma pequena quantidade de sangue para análise, que deve durar menos de uma hora para ficar pronto. O ExoSCOPE foi desenvolvido a partir de uma plataforma de nanotecnologia, que analisa se as células cancerosas tratadas estão respondendo aos medicamentos.

Os testes da nova técnica foram feitos com 163 amostras de sangue de 106 pacientes, mostrando 95% de eficácia em comparação com exames padrão de imagem volumétrica de tumores. A análise foi feita dentro de 24 horas a partir do início do tratamento.

Os pesquisadores levaram dois anos para desenvolver e validar a plataforma do ExoSCOPE. A próxima tarefa será expandi-la para medir a eficácia de diferentes tipos de medicamentos não só para o câncer, como para doenças cardiovasculares ou neurológicas.