Ciência

Ex-senador Bill Nelson, da Flórida, é confirmado como novo administrador da NASA

Crédito: Reprodução/NASA

Após os questionamentos dos senadores, Bil Nelson foi confirmado por consentimento unânime se tornando o novo líder da NASA. (Crédito: Reprodução/NASA)

O ex-senador Bill Nelson foi confirmado por unanimidade pelo Senado dos EUA para liderar a NASA durante um momento crítico como o novo administrador da Agência Espacial dos EUA.

Nelson, 78, foi ao Senado na última semana e respondeu a perguntas sobre sua visão para a NASA enquanto ela se prepara para enviar astronautas de volta à lua. Após os questionamentos dos senadores, Nelson foi confirmado por consentimento unânime se tornando o novo líder da NASA.

+ NASA consideraria arma nuclear contra um asteroide em direção à Terra

Passaram-se menos de dois meses desde que o presidente Joe Biden nomeou oficialmente o nativo de Brevard County para liderar a agência espacial, após semanas de especulações de que ele planejava contratar o ex-senador democrata para o papel.



Nelson foi eleito para o Congresso dos Estados Unidos pela primeira vez em 1986 e, durante seu período como representante da Flórida, tornou-se o primeiro membro da Câmara a ir para o espaço. Nelson voou a bordo da missão STS-61 do ônibus espacial Columbia em 1986.

O democrata da Flórida foi eleito para o Senado dos EUA em 2000 e foi derrotado na eleição de 2018 pelo ex-governador republicano da Flórida, Rick Scott, que ocupa a cadeira agora.

Nelson vai liderar a agência espacial dos EUA durante um momento crítico que a NASA planeja levar humanos de volta à Lua nos próximos três anos sob o programa Artemis. A última peça do hardware de voo chegou esta semana à Flórida para o foguete lunar da NASA, conhecido como Sistema de Lançamento Espacial.

O ex-administrador da NASA Jim Bridenstine deixou o cargo em janeiro, no dia em que Biden foi empossado. O administrador adjunto Jim Morhard também deixou a NASA no último dia do governo Trump.

A nomeação de Nelson recebeu apoio bipartidário de seus ex-membros do Senado e do mais recente administrador da NASA. No entanto, alguns críticos disseram esperar que Biden nomeie uma mulher para liderar a agência.

A ex-astronauta da NASA Pam Melroy é a escolha de Biden para o vice-administrador da NASA e ainda precisa passar pelo processo de confirmação do Senado.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km