Mundo

Ex-presidente dos EUA George Bush comete ato falho e chama invasão do Iraque de “injustificada”

Crédito: Alyssa Pointer/Pool via REUTERS.

Ex-presidente dos EUA George W. Bush em evento recente (Crédito: Alyssa Pointer/Pool via REUTERS.)



Por Kanishka Singh

WASHINGTON (Reuters) – O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush descreveu por engano a invasão do Iraque como “brutal” e “injustificada”, antes de corrigir-se para dizer que pretendia referir-se à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Bush fez os comentários em um discurso durante um evento em Dallas, na quarta-feira à noite, ao criticar o sistema político da Rússia.

Mundo atinge número recorde de pessoas deslocadas dentro dos próprios países




“O resultado é uma ausência de controles e equilíbrios na Rússia, e a decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal do Iraque”, disse Bush, antes de corrigir-se e balançar a cabeça. “Quero dizer, da Ucrânia”.

Ele brincou colocando a culpa pelo erro em sua idade, arrancando risos da plateia.

Em 2003, quando Bush era presidente, os Estados Unidos lideraram uma invasão do Iraque para buscar armas de destruição em massa que nunca foram encontradas. O prolongado conflito matou centenas de milhares de pessoas e desalojou muitas mais.


As observações de Bush rapidamente se tornaram virais nas mídias sociais, recebendo mais de três milhões de comentários apenas no Twitter depois que o vídeo foi tuitado por um repórter do Dallas News.

O ex-presidente norte-americano também comparou o líder ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ao líder britânico em tempo de guerra Winston Churchill, e condenou o presidente russo, Vladimir Putin, por ter lançado a invasão da Ucrânia.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4I0TJ-BASEIMAGE