O avião está em estado lastimável, quase sucata. Mas um grupo de amantes da aviação se mobilizou para evitar a destruição completa. Fez uma vaquinha e juntou os R$ 85 mil pagos no lance vencedor do leilão, que aconteceu algun dias atrás.

O compradores são ex-funcionários da Varig. Trata-se do modelo trijato Boeing 727 que já foi da Varig e estava abandonado no Rio Grande do Sul.

Liderados por Rubem Oscar Burger, os Variguianos, como são chamados os ex-funcionários da companhia, se mobilizaram em prol do trijato e organizaram a vaquinha para arrematar a aeronave.

+ Gol diz esperar fechar outubro com 500 voos diários

+ Chico Rodrigues negociou avião da FAB para levar EPIs de empresa investigada

O avião, que recebeu 49 lances, tinha o valor mínimo de R$ 40 mil. Havia compradores que queriam até transformá-lo em restaurante, segundo as informações divulgadas pelo jornal Zero Hora. O modelo foi o terceiro a ser operado no Brasil, a partir da década de 1970.

Segundo o site Aeroin, a expectativa é que a aeronave seja restaurada e continue em Porto Alegre, onde fez seu último voo e onde era a sede da Varig.

A história do trijato Boeing 727

O jato em questão é o PP-VLD e foi entregue à Varig em 1970. Anos depois, já em 1989, o trijato foi convertido para cargueiro e repassado para a divisão de cargas da empresa, a Varig Carga. Posteriormente, a empresa se tornaria VarigLog e o jato ficaria nela até 2006, sendo estocado em Porto Alegre.