Ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone é criticado por elogios a Putin

Bernie Ecclestone em Sochi, para o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 de 2019 (Crédito: REUTERS/Maxim Shemetov)
LONDRES (Reuters) – O ex-chefe da Fórmula 1 Bernie Ecclestone foi criticado nesta quinta-feira depois que o dirigente de 91 anos defendeu o presidente russo, Vladimir Putin, em uma entrevista na televisão como uma “pessoa de primeira classe” pela qual ele “levaria um tiro”.
O britânico, que não está mais envolvido na Fórmula 1, também disse ao Good Morning Britain da ITV que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, poderia ter encerrado a invasão russa a seu país conversando com Putin.
+ Piquet pede desculpas por chamar Hamilton de “neguinho”
A Fórmula 1 afirmou em um comunicado que as declarações de Ecclestone são “opiniões pessoais e contrastam fortemente com a posição dos valores modernos do nosso esporte”.
Ecclestone teve relações calorosas com Putin, estabelecendo o agora cancelado Grande Prêmio da Rússia.
“Ele é uma pessoa de primeira classe e o que ele está fazendo é algo que ele acredita ser a coisa certa que ele estava fazendo pela Rússia”, disse Ecclestone, que tem um histórico de declarações controversas.
“Infelizmente, ele é como muitos empresários, certamente como eu, que cometemos erros de tempos em tempos e quando você comete o erro, você tem que fazer o melhor que pode para sair disso.”
Ecclestone ressaltou que Zelenskiy é um ex-comediante. “Acho que parece que ele quer continuar nessa profissão”, afirmou.
“Acho que se ele tivesse pensado sobre as coisas, ele definitivamente teria feito um esforço grande o suficiente para falar com Putin, que é uma pessoa sensata e o teria ouvido e provavelmente poderia ter feito algo a respeito.”
(Reportagem de Alan Baldwin)
Veja também
Tópicos
Bernie Ecclestone fórmula 1 Brabham Ecclestone elogio Putin Ecclestone emerson fittipaldi Ecclestone empresas Ecclestone endereço Brasil Ecclestone esposa Ecclestone família Ecclestone Ferrari Ecclestone fiança campinas arma Ecclestone filha Ecclestone idade Ecclestone mulher brasileira Ecclestone nega prisão Ecclestone negócios brasil Ecclestone nelson Piquet Ecclestone o que fazia no brasil Ecclestone preso com arma Ecclestone Rubens barrichello Ecclestone viracopos prisão quem foi o maior capo da Fórmula 1