O bilionário Jeff Bezos convocou a imprensa mundial para uma coletiva nesta quinta-feira (9) para apresentar os novos planos da Blue Origin, a sua companhia de turismo e exploração espacial. O evento despertou a atenção de especialistas por ser contrário a postura da empresa em expor seus projetos, o que elevou a expectativa de que o CEO e fundador da Amazon possa anunciar algo realmente inovador, como o lançamento de uma missão à Lua.

Os convites aos jornalistas afirmavam que Bezos “planeja dar uma atualização sobre o progresso e compartilhar nossa visão de ir ao espaço para beneficiar a Terra.” Questionados sobre a natureza das atualizações, os representantes da Blue Origin mantiveram o silêncio, aumentando ainda mais os rumores de que algo inovador está para ser apresentado às 16h desta quinta (17h no horário de Brasília).

Para deixar tudo ainda mais misterioso, o convite é ilustrado por uma foto da Terra tirada pela missão lunar Apollo 8. Além disso, semanas atrás, a Blue Origin postou em seu Twitter uma imagem do Endurance, o famoso navio do explorador Ernest Shackleton que encalhou durante uma expedição à Antártida em 1915 e se tornou um símbolo do desbravamento.

A coletiva de Bezos também coincide com o recente interesse da Nasa em retomar o programa de exploração lunar e admitir parcerias com empresas privadas, como a Blue Origin, na empreitada. A agência espacial espera enviar uma sonda lunar até 2024 e voltar a pisar no solo arenoso em 2028.