Negócios

Even tem queda de 40% nos lançamentos e alta de 36,5% nas vendas do 2º trimestre

A Even, incorporadora focada em projetos de médio e alto padrão, teve redução dos lançamentos e expansão das vendas no segundo trimestre, de acordo com relatório operacional preliminar divulgado há pouco.

A companhia lançou apenas um empreendimento entre abril e junho de 2019, com valor geral de vendas (VGV) de R$ 155 milhões, montante 40% menor do que no mesmo intervalo de 2018. Já no acumulado do primeiro semestre, os lançamentos atingiram R$ 940 milhões, 205% mais do que no mesmo período do ano passado.

A forte expansão no semestre ocorreu graças ao lançamento, no começo do ano, do complexo residencial e hoteleiro de grande porte em parceria com o Fasano, com VGV de R$ 785 milhões, cujas vendas reverberaram nos meses seguintes.

As vendas líquidas da Even alcançaram R$ 449 milhões no segundo trimestre, alta de 36,5%, e chegaram a R$ 954 milhões no semestre, avanço de 81%. Os estoques representaram 93% das vendas líquidas no segundo trimestre. A velocidade de vendas consolidada bateu em 19% ante 15% um ano antes. Os distratos caíram para R$ 74 milhões de abril a junho, redução de 45%.

A Even informou também que adquiriu por meio de permuta um novo terreno em São Paulo, com valor potencial de vendas de R$ 215 milhões. Com isso, o banco de terrenos chegou a um potencial de R$ 6,9 bilhões.