Giro

Europa pede suspensão temporária de patentes de vacinas para a covid-19

Crédito: Reprodução/Unsplash

A maioria das 1,6 bilhões de doses administradas até agora foram para países industrializados e apenas 0,3% para os 29 países mais pobres. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, o Parlamento Europeu pede a suspensão dos direitos de propriedade intelectual para as vacinas da covid-19, de modo a acelerar a campanha global de vacinação.

Os eurodeputados querem o licenciamento voluntário, transferência de conhecimento especializado e tecnologia essenciais para aumentar a produção global a longo prazo e requerem o início de negociações para uma suspensão temporária dos acordos sobre patentes de modo que os produtos médicos para a covid-19 sejam mais acessíveis.

+ Brasil registra 2.344 mortes por covid nas últimas 24h e passa dos 480 mil óbitos

A resolução apela ainda ao apoio dos maiores produtores e exportadores de vacinas — a União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos – ao mecanismo de distribuição Covax, salientando que “para imunizar 70% da população mundial são necessárias 11 bilhões de doses e apenas uma fração dessa quantidade foi produzida até hoje”.

A grande maioria das 1,6 bilhões de doses de vacina administradas até agora foram para países industrializados produtores de vacinas e apenas 0,3% para os 29 países mais pobres.

Neste contexto, o Parlamento Europeu insiste na importância de a UE apoiar a produção de vacinas na África, objetivo definido, em maio, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Von der Leyen acrescentou que as farmacêuticas BioNtech/Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson se comprometeram a entregar 1,3 bilhões de doses de vacinas em 2021 a custo zero para países de baixo rendimento e a um preço reduzido a países de médio rendimento.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago