A Europa precisa se reinventar em termos de concorrência, comércio e agropecuária, e os benefícios disto serão sentidos em 10 a 15 anos, disse Andreas Schaal, diretor de Relações Globais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Assunção, no Paraguai.

Ao analisar o panorama da integração europeia depois da saída do Reino Unido da UE, Schaal avaliou que “a Europa e os valores que representa são maiores que o Brexit”.

“A história da União Europeia é uma manifestação disso. A Alemanha, depois da Segunda Guerra Mundial, soube manter uma relação excelente e muita amizade, cordialidade e coordenação com a França”, observou.

O porta-voz garantiu que já existem as condições para isso, graças às varias políticas comuns entre seus países-membros.

Mas ele admitiu, contudo, que o continente precisa se atualizar. “A Europa precisa se reinventar em termos de concorrência, comércio e agropecuária. Os frutos serão colhidos nos próximos 10 a 15 anos”, alertou.

Schaal participou da conferência “Rumo a sistemas inclusivos de proteção social na América Latina e no Caribe”, em Assunção, organizado pela OCDE, que tem o Paraguai como associado do seu Centro de Desenvolvimento.

O fórum foi inaugurado na quinta-feira pelo presidente Horacio Cartes.