Finanças

Euro se enfraquece com dúvidas sobre projeções do BCE e dólar avança

O euro mostrou fraqueza nesta terça-feira, 16, em meio a relatos de que dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) mostram dúvidas sobre as projeções de crescimento da própria instituição. Nesse quadro, o dólar subiu ante outras divisas principais, sem firmar sinal único diante de moedas de países emergentes e ligados a commodities.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 112,00 ienes, praticamente estável ante a moeda japonesa, o euro caía a US$ 1,1289 e a libra tinha baixa a US$ 1,3051.

A agência Reuters noticiou que vários dirigentes do BCE acreditam que as projeções do banco central para a economia da zona do euro estariam muito otimistas, em meio a incertezas sobre a China e a tensões comerciais no mundo.

O dólar, nesse quadro, mostrou leve alta ante outras divisas principais, mesmo após a queda de 0,1% na produção industrial dos EUA em março ante fevereiro, que contrariou a expectativa de alta de 0,2% dos analistas.

Ante outras divisas, o dólar se fortaleceu ante o peso argentino, após números oficiais mostrarem que a inflação ao consumidor na Argentina subiu 4,7% em março ante fevereiro, acima da previsão de alta de 4,0%.

Além disso, houve expectativa pela divulgação nesta noite de vários indicadores da China, entre eles o Produto Interno Bruto (PIB). (Com informações da Dow Jones Newswires)

Tópicos

moedas