Economia

EUA tira Brasil da lista de países em desenvolvimento

Crédito: AFP/Arquivo

Donald Trump não quer mais que o Brasil tenha vantagens com o selo de país em desenvolvimento (Crédito: AFP/Arquivo)

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou, por nota, que retirou o Brasil da lista de países em desenvolvimento. O anúncio, ocorrido na segunda-feira (10), tem potencial de restringir o País de benefícios comerciais.
Segundo o Departamento, outros 18 países foram afetados, entre eles a Argentina, Colômbia, Índia e África do Sul, informou o portal Terra.
Na prática, a medida é uma abertura para que Donald Trump imponha retaliações às exportações brasileiras que tinham proteção com o selo de nação em desenvolvimentos. Isso, caso a produção tenha subsídio do governo federal acima do determinado limite.
Com a restrição, o País também deixará de receber tratamento diferenciado por seu status. Isso significa a redução, ou o fim, de vantagens tarifárias e períodos mais demorados para a implementação de acordos comerciais.
De acordo com o documento do Departamento, os EUA querem desinchar o grupo de nações em desenvolvimento que poderiam receber tratamento especial. Ou seja, sem que barreiras comerciais afetem suas exportações.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança