Ciência

EUA testará pessoas com sintomas de gripe para novo coronavírus

EUA testará pessoas com sintomas de gripe para novo coronavírus

(13 fev) Homem tem temperatura checada na entrada de hospital em Xangai - AFP

Os Estados Unidos vão começar a examinar pessoas com sintomas de gripe parecidos com os do novo coronavírus, informou nesta sexta-feira (14) a diretora de doenças respiratórias dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

“Os CDC começaram a trabalhar com cinco laboratórios de saúde pública nos Estados Unidos visando utilizar sua rede de vigilância da gripe, para que possamos avaliar pessoas com sintomas similares aos da gripe e detectar o novo coronavírus”, disse Nancy Messonnier.

Ela acrescentou que inicialmente laboratórios de Los Angeles, San Francisco, Seattle, Chiago e Nova York vão avaliar as amostras, mas está planejado que outros laboratórios incorporem mais.

O anúncio foi feito quando o número de casos confirmados nos EUA chegou a 15, e 600 pessoas continuam em quarentena.

O COVID-19 provocou a morte de cerca de 1.400 pessoas – quase todas na China, onde surgiu o patógeno – e cerca de 64 mil foram infectados.

Os Estados Unidos emitiram uma proibição temporária de viagem para estrangeiros que visitaram a China recentemente e impuseram quarentenas aos americanos que voltaram da província chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia.

Messonnier acrescentou que suspeitos de ter estado expostos ao vírus deverão repetir o exame em 14 dias se o primeiro teste der negativo.