Giro

EUA: Tempestade ganha força e deve se tornar furacão nesta sexta-feira

Crédito: Reprodução/Divulgação

As tempestades tropicais como 'Sam' se transformam em furacões quando os ventos máximos sustentados atingem pelo menos 119 km/h. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

A tempestade tropical Sam se formou quinta-feira no Oceano Atlântico e deve se intensificar em um furacão neste fim de semana, antes de se aproximar das ilhas do norte do Caribe na próxima semana.

Tempestades tropicais se transformam em furacões quando os ventos máximos sustentados atingem pelo menos 119 km/h. “A previsão é que Sam se torne um furacão amanhã de manhã e pode se tornar um grande furacão no sábado”, disse o Centro de Furacões. 

+ Danos do furacão Ida nos EUA devem custar até US$ 44 bilhões às seguradoras

Ainda não se sabe se atingirá o continente, mas os meteorologistas pediram que Bermudas, Bahamas e a costa leste dos Estados Unidos permaneçam vigilantes.



A maioria das previsões de modelos de computador mostra Sam saindo da Costa Leste no final da semana que vem, segundo o weather.com, por causa de uma alta nas Bermudas sobre o Atlântico e um mergulho para o sul da corrente de jato que pode levar Sam para o norte e nordeste, em vez de oeste, em direção aos EUA.

Sam também pode imitar o furacão Larry no início deste mês e provocar ondas perigosas e correntes de maré ao longo da costa leste, disseram meteorologistas.

Dois outros sistemas, as depressões tropicais Peter e Rose, se desintegraram. Mas Odette, uma tempestade que se formou na costa leste na semana passada, pode recuperar o status de tempestade tropical nas águas abertas do Atlântico norte, disse Accuweather.

Até agora, neste ano, ocorreram seis furacões e três grandes furacões (categoria 3 ou mais forte): Grace, Ida e Larry. Em agosto, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica divulgou sua previsão atualizada para a temporada de furacões: sete a 10 furacões.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km