A covid-19 e as eleições presidenciais dos Estados Unidos estão mexendo com os ânimos dos norte-americanos. Uma possível nova onda de infecções já gera uma corrida pelo abastecimento dos estoques pessoais com mantimentos essenciais para voltar à quarentena e itens como papel higiênico estão em falta em alguns lugares.

Segundo o USA Today, uma pesquisa da Sports and Leisure Research Group diz que pelo menos metade dos norte-americanos já tem ou planeja estocar alimentos e outros itens essenciais. O principal motivo: temores de uma pandemia ressurgente, que poderia levar a interrupções, como novas restrições às empresas.

+ Covid-19: doença em voluntário faz Johnson & Johnson paralisar testes de vacina
+ Novo caso de reinfecção por covid-19 relança dúvidas sobre imunidade
+ Estudo confirma o primeiro caso de reinfecção por covid-19 nos EUA

Ontem (12), o número de novos casos de covid-19 nos EUA chegou a 45,927 novos infectados, um aumento de 19% em 2 semanas, segundo dados do jornal New York Times. Boa parte desses novos casos estão na costa leste do país.

A pesquisa apontou que 52% dos entrevistados planejam estocar alimentos e voltar a ficar em quarentena como forma de se prevenir do coronavírus, enquanto 48% não planejam corridas ao supermercado para abastecer a dispensa. Entre os que estão estocando, a maioria está preocupada com um aumento nas taxas de infecção, mas uma parcela menor das pessoas diz que está preocupada com a agitação em torno das eleições do mês que vem.

Como forma de se antecipar a essa onda de ansiedade, os supermercados também estão se preparando e aumentando o volume de produtos em estoque. O objetivo é não deixar que cenas vistas no início da pandemia, onde as prateleiras ficaram vazias, voltem a figurar nas cidades e causem ainda mais pânico entre a população.

Dados da Envestnet Yodlee, mostram que o ticket médio das compras no mercado subiu para US$ 72 na semana encerrada em 6 de outubro, uma alta de 11% em relação à semana anterior e o maior registrado desde a primeira semana de junho e segundo maior desde janeiro.

Além disso, os consumidores estão fazendo mais compras de mercado pela internet, onde o aumento foi de 17,2% nas vendas, quase 2 pontos percentuais desde o início de setembro, ainda de acordo com a Envestnet Yodlee.

A Instacart, outro centro de pesquisa apontado pelo USA Today, revelou que entre os itens mais difíceis de encontrar durante a pandemia, o papel higiênico registrou aumento de 14% entre os entrevistados nas últimas quatro semanas.