Desde o início da invasão russa à Ucrânia, várias sanções econômicas foram impostas por países europeus e pelos Estados Unidos à Rússia. Os oligarcas do país foram atingidos, tendo seus bens de luxo, como iates, apreendidos. A ideia era que eles pressionassem o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a desistir da guerra.

Acontece que essas apreensões também geram despesas aos governos que confiscaram esses bens.   

+Luiza Trajano, a popular bilionária cortejada pelos partidos políticos brasileiros

Um dos exemplos é o super iate Tango, que pertence ao bilionário russo Viktor Vekselberg, fundador do conglomerado Renova Group. Ele tem 77 metros de comprimento e está avaliado em 122 milhões de euros e foi apreendido pelo FBI.

O barco está sendo mantido na Marina Real de Palma Mallorca, na Espanha, sob custódia dos Estados Unidos. Isso significa que os americanos precisam manter a embarcação como ela está e isso custa caro. 

“Um Bugatti pode ser mantido sob uma lona em uma garagem até que um caso seja concluído”, disse um oficial ao jornal The Daily Beast. “O mesmo não pode ser dito de um iate que tem o comprimento de um campo de futebol.”

Leilão pode ser uma das saídas

Para evitar gastos ainda maiores com manutenção e armazenamento da embarcação, o governo norte-americano pode optar pelo leilão do Iate. De acordo com o ex-promotor federal Stefan Cassella, é comum que bens como esse sejam leiloados e o dinheiro fique em juízo até o fim do processo contra Vekselberg, que responde por fraude bancária e não pode evitar que o barco seja leiloado. 

“Se a manutenção e o armazenamento se tornarem proibitivamente caros, o governo pode ir ao tribunal e dizer: ‘Queremos vender isso e reduzi-lo a dinheiro’”, explicou Cassella ao The Daily Beast. 

Nesse ponto há uma dificuldade a mais: o mercado de iates de luxo não está tão aquecido e, por isso, pode haver dificuldades em encontrar um comprador para o Tango. O preço elevado do combustível também pode ser um empecilho: o mega iate precisa de 202.000 litros de diesel premium para encher o seu tanque.