Giro

EUA reportam nova operação em águas reivindicadas pela Venezuela

EUA reportam nova operação em águas reivindicadas pela Venezuela

(Arquivo) O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza - AFP

Os Estados Unidos informaram nesta quinta-feira que um navio de guerra mobilizado no Mar do Caribe realizou uma nova operação em águas internacionais para impugnar uma “reivindicação marítima excessiva” da Venezuela.

“O USS William P. Lawrence realizou uma operação de liberdade de navegação para desafiar a reivindicação marítima excessiva da Venezuela em águas internacionais”, informou à AFP um porta-voz do Comando Sul, que dirige as operações militares americanas no Caribe e nas Américas Central e do Sul. “Realizamos operações de liberdade de navegação de forma rotineira e pacífica em nível mundial, de acordo com o direito internacional.”

O governo venezuelano acusou hoje o Comando Sul de “intenções intimidatórias”, assinalando que o navio de guerra foi mobilizado “na Zona Contígua venezuelana, a 16,1 milhas náuticas da costa. Trata-se de um ato deliberado de provocação, bastante errático e infantil”, criticou o chanceler Jorge Arreaza.

Washington não comentou a queixa de Caracas. Segundo o comunicado do Comando Sul, “o regime ilegítimo de Maduro reclama indevidamente um controle excessivo sobre essas águas internacionais, que se estendem 3 milhas náuticas além do mar territorial de 12 milhas náuticas, uma afirmação incompatível com o direito internacional”.

O Comando assinalou que o acesso global a águas internacionais “garante que a Marinha americana possa cumprir missões-chave”, entre as quais assistência humanitária, socorro em casos de desastre, combate ao narcotráfico e exercícios multinacionais.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?